quinta-feira, 6 de junho de 2013

ALUNOS DA FAFOPAI APROVAM A PERMANÊNCIA DO DEPUTADO MARCOS FELICIANO NA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

Num trabalho realizado pela equipe de alunos do professor de Estatística, Luciano Gomes da Silva, onde se faz pesquisas de opinião sobre temas diversos, em oficinas de estudo sobre gráficos estatísticos, visando à aplicação dos conhecimentos da matéria, um dos temas escolhidos por uma das equipes foi a “PERMANÊNCIA OU NÃO DO DEPUTADO MARCOS FELICIANO NA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA FEDERAL”, tema que compõe, dentre outros, a pauta das discussões nacionais. A comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão do Pajeú, abrangendo cerca de nove (9) cidades além de outras circunvizinhas do Estado da Paraíba.  
A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais de 580 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in locu, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.

Constatamos que o trabalho foi exitoso, onde constatamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FAFOPAI), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional;
 A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:

















1. A FAVOR DA PERMANÊNCIA: 40%

2. CONTRA A PERMANÊNCIA: 30%

3. DESCONHECEM O TEMA: 30%

Como os resultados demonstram, a pesquisa constata que uma maioria simples (cerca de 40%) aprova a sua permanência no cargo contra 30% que desaprovam.
No entanto, um fato curioso, e não menos preocupante, que merece um amplo debate acerca da participação dos universitários nos assuntos da política nacional, foi de que uma grande parcela deles (30% ou um quase um terço) não conhecem o Comandante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
Apesar de os resultados refletirem estatisticamente o pensamento da comunidade acadêmica, o trabalho nos traz uma grande reflexão sobre o desconhecimento deles em assuntos de política, ou seja, não estão informados.
Esse trabalho foi realizado pelo grupo dos seguintes alunos:
ALINE MIRELE
LÍGIA MICHELE
LUÍS ALBERTO FILHO
A seguir, as fotos dos trabalhos:




Nenhum comentário: