domingo, 25 de maio de 2014

ALUNOS DA FAFOPAI REALIZAM PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE LEGALIZAÇÃO DE ABORTO

Estudantes da FAFOPAI – Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, sediada na cidade de mesmo nome, no Estado de Pernambuco, foram pesquisados a respeito de sua opinião sobre o tema “legalização do aborto em caso de violência sexual”.
A pesquisa foi realizada no campus da instituição pelos alunos do 5º Período de Matemática, do professor Luciano Gomes da Silva, vivenciando a disciplina Introdução à Estatística, por ocasião de uma oficina pedagógica sobre “Gráficos Estatísticos”.
O trabalho é feito obedecendo a critérios de pesquisa de campo, onde o universo foi todo o corpo discente dos quatro cursos de Licenciatura existentes – Matemática, Letras, Pedagogia e História.
A metodologia consiste no seguinte:
1. Determinação da amostra que foi trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais de 569 alunos, calculando-se esse percentual em cada período (1º, 3º, 5º e 7º) dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in loco, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos e afixados nos murais da instituição.
Os resultados da pesquisa mostraram haver um pequeno equilíbrio entre os que são contra e os que são a favor da legalização do aborto em caso de violência sexual, com uma leve tendência para o item “a favor da legalização”.
Nossa reflexão é que ainda deve haver um conservadorismo na preservação dos princípios religiosos com relação ao tema aborto, na medida em que se observa quase a metade do universo de alunos ser contra tal prática, mesmo considerando-se em caso de violência sexual.
Acreditamos ser muito importante que haja amplos debates sobre o tema, por se tratar de um assunto que envolve muitos aspectos – religiosos, sociais, psicológicos, econômicos e antropológicos.
Os dados da pesquisa foram os seguintes:
1. A favor da legalização do aborto em caso de violência sexual: 50,4%
2. Contra a legalização do aborto em caso de violência sexual: 49,6%
Observação importante: A escolha dos temas fica a critério dos alunos, apenas com sugestões do professor para que se escolha temas sociais e de comportamento, tomando-se como princípio, o respeito e o anonimato das respostas dos entrevistados.
Componentes do Grupo de Trabalho:
1. Carla Rafaela
2. Janaína Santos
3. Juscilene Queiroz
4. Kátia Tays
5. Maria Leidiane
6. Tiago Barbosa

A seguir, o registro fotográfico do trabalho












Nenhum comentário: