quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

ADAGRO - AFOGADOS DA INGAZEIRA REALIZA COM SUCESSO A 2ª ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA ANO 2015.

Repetindo o sucesso de anos anteriores, o servidor Severino Siqueira dos Santos - conhecido regionalmente por NABOR, funcionário da ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, lotado na Unidade Local de Afogados da Ingazeira - PE., mais uma vez realizou a proeza de envolver de forma pedagógica e voluntária os estudantes do Curso de Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Profº Arlindo Ferreira dos Santos, da cidade de Sertânia – PE. na 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa do Estado de Pernambuco.

Esse envolvimento voluntário dos estudantes é muito importante para suas carreiras profissionais porque essa atividade consta como experiência de estágio do curso.

Alguns deles: Maurício Silva, Neto Martins, que é filho de Nabor, Samary Gracielly, Vitória.

Pernambuco conta com um rebanho estimado de dois milhões de cabeças de bovinos, onde se espera que sejam  imunizados cerca de 90% desse total.

A campanha se realiza em duas etapas, obedecendo ao calendário nacional elaborado pelo Ministério da Agricultura, sendo a primeira etapa no mês de Maio e a segunda etapa no mês de Novembro de todos os anos.

Segundo a ADAGRO, desde 2014, Pernambuco está certificado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) como área livre de aftosa com vacinação, fato que permite o comércio dos rebanhos pernambucanos com todos os estados da federação e com outros países. Para manter o status de área livre de aftosa, os mais de 103 mil produtores devem adquirir as vacinas nas casas agropecuárias e após vacinarem seus animais, declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. 

A vacina só é eficaz se conservada no gelo e deve aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde, para evitar o estresse dos animais.

Tendo em vista que o processo de vacinação é uma atividade que apesar de ser considerada obrigatória e importante para a sanidade dos animais, muitos criadores não têm habilidades de fazer sozinhos a vacinação dos seus animais.

Daí, a grande importância do trabalho de NABOR e de seus parceiros estudantes, com a participação ativa dos criadores, para que o sucesso da vacinação seja alcançado.

NABOR, um vacinador com larga experiência nesse trabalho, tendo inclusive atuado em outros Estados do Nordeste, em missões especiais, a exemplo do Rio Grande do Norte e Paraíba, e também em vacinação contra Brucelose em fêmeas jovens de bovinos, vem dando uma grande e inestimável contribuição ao Estado de Pernambuco na medida em que consegue, todos os anos, formar um grupo de pessoas comprometidas com a qualidade de nossos rebanhos, e fazer com que as metas de alcance vacinal sejam atingidas de forma exemplar. Ele – NABOR – envolve, repito, de forma pedagógica, descontraída e alegre, muitos estudantes do Curso de Técnico em Agropecuária da ETE de Sertânia e também com a participação efetiva dos criadores, num grande e eficiente mutirão de vacinadores.

Mais uma vez, parabéns, Nabor, pela sua perseverança, pela sua determinação em mostrar que é possível e não difícil erradicarmos muitas das doenças que acometem os nossos animais. E, mais importante, é preciso que a ADAGRO e o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, voltem a instituir e fomentar os importantes cursos de vacinadores para que num futuro muito próximo, Pernambuco possa comemorar um estado sanitário satisfatório de seus rebanhos.


Abaixo, o registro fotográfico do trabalho de Nabor:

















































Nenhum comentário: