domingo, 5 de junho de 2016

NABOR DA ADAGRO E ESTUDANTES DA ETE PROFº ARLINDO FERREIRA DOS SANTOS VACINAM BOVINOS CONTRA FEBRE AFTOSA - 1ª ETAPA 2016.

Tendo em vista a realização da 1ª Etapa de Vacinação de Bovinos, em cumprimento ao Programa Estadual de Combate à Febre Aftosa, realizada durante todo o mês de Maio de 2016, o técnico em vacinação Severino Siqueira dos Santos - muito conhecido por NABOR – novamente crava sua marca como o maior e mais eficiente vacinador de animais da região do Pajeú. Ele é funcionário da ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, lotado na ULSAV - Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal, de Afogados da Ingazeira - PE. 

Embasado no apoio da Coordenação Local de Afogados da Ingazeira, na pessoa do Dr. João Afonso Alves de Sá, NABOR realiza uma imensa  mobilização dos criadores da região, representados pelas associações, sindicatos e conselhos rurais, para vacinarem seus rebanhos bovinos contra a Febre Aftosa.

E nesta 1ª Etapa de 2016, realizada no último mês de Maio, ele, mais uma vez, contou com a parceria informal da Escola Técnica Estadual de Sertânia - PE., onde na oportunidade convida, como voluntários, estudantes do curso de Técnico em Agropecuária para atuarem juntamente com ele e com os criadores nos trabalhos de campo. A parceria beneficia ambas as partes; de um lado, Nabor e os criadores contam com o envolvimento dos meninos nas atividades e por sua vez os estudantes realizam o trabalho como uma espécie de estágio (aula prática) para enriquecer seus currículos profissionais.
Esta parceria tem o importante apoio dos professores Patrício - professor de Produção Vegetal, Júlio César - Gestor da referida escola.

Desde o ano passado, Pernambuco foi classificado pelo Ministério da Agricultura como Estado Livre de Aftosa com vacinação, igualando-se aos demais Estados da Federação, com exceção de Santa Catarina, que é classificado como Área Livre de Aftosa sem vacinação.

Apesar do período da vacinação ser compreendido entre o início e o fim do mês de Maio, os criadores que já vacinaram seus animais têm até o dia 15 do mês de Junho para fazerem a declaração dos animais vacinados nos escritórios da ADAGRO, espalhados por todo o Estado.
Até este dia de 05 de Junho, Afogados da Ingazeira contabilizou cerca de 91,6% do seu rebanho vacinado contra febre aftosa, o que compreende 8.319 bovinos. Pelos dados, o trabalho surtiu o êxito esperado, o que certamente será alcançado o índice vacinal preconizado pelo Ministério, que é em torno de 90% para todo o Estado de Pernambuco. 

Para elucidar estas informações, segue o registro fotográfico do trabalho de Nabor, juntamente com os criadores e estudantes de Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual do município de Sertânia.

Fig. 4 - Samary Santos - 3º Ano de Técnico em Agropecuária

Fig. 5 - Sítio Bandeira - Tabira - PE.


Fig. 6 - Everton Dantas - 3º Ano de Técnico em Agropecuária

Fig. 7 - Nadielly, Samary Santos e Everton Dantas - St. Bandeira I - Tabira - PE.






















Fig. 27 - Nadielly e Samary Santos - Sertânia - PE. Propriedade de Risomar Almeida Cavalcante













Nenhum comentário: