quinta-feira, 16 de junho de 2016

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: UNIVERSITÁRIOS DA FAFOPAI OPINAM

Alunos do 5º Período de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, em recente trabalho de pesquisa, como parte da disciplina Introdução à Estatística, ministrada pelo professor Luciano Gomes da Silva, pesquisaram sobre o tema DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.

Todo período escolar, quando o professor trabalha com o 5º Período, são feitas pesquisas de opinião, aplicadas pelos alunos,  sobre diversos temas, em oficinas de estudo sobre Gráficos Estatísticos, visando à aplicação dos conhecimentos da matéria.
Um dos temas, escolhido por uma das equipes do professor foi “VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA À DOAÇÃO DE ÓRGÃOS?”

A comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão pernambucano do Pajeú, abrangendo cerca de dez (10) cidades além de outras cidades do vizinho do Estado da Paraíba. 

A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais quase 600 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;

2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in loco, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;

3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;

4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.

A escolha dos temas é livre, onde os alunos, em discussão de grupo, definem que temática irão pesquisar. 

Observamos que esse tema é muito instigante no contexto social brasileiro.

E dentro desse importante assunto, vale ressaltar que em um processo de doação de órgãos, várias vidas podem ser salvas, uma vez que mais de 10 órgãos podem ser aproveitados para serem transplantados nos pacientes receptores.

Destaque especial devemos dar ao transplante de fígado em Pernambuco. Pois, o Estado é um dos pioneiros em transplante desse importante órgão.

Pernambuco conta com a competência reconhecida internacionalmente do Dr. Cláudio Lacerda, médico que há mais de 16 anos ousou fazer o primeiro transplante de fígado. Muitos não acreditaram, mas, Dr. Cláudio Lacerda e sua conceituada equipe já realizaram mais de mil transplantes de fígado, através da UNIDADE DE TRANSPLANTE DE FÍGADO, atuando nos hospitais Jayme da Fonte e Hospital Universitário Osvaldo Cruz - ambos localizado em Recife-PE.

O trabalho da equipe de alunos da FAFOPAI foi muito importante na medida em que despertam na população a importância da doação de órgãos.

Mais uma vez, a participação dos alunos da FAFOPAI nas entrevistas contribuiu bastante para o sucesso do trabalho dos alunos do professor Luciano Gomes.

A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:

  • A favor à doação de órgãos: 98%
  • Contra: 2%
Numa distribuição das respostas por cursos, a estatística foi a seguinte:
  • Pedagogia - 38%
  • História - 26%
  • Matemática - 21%
  • Letras - 15%
Como se vê nos números, os futuros pedagogos superam ligeiramente os demais quanto à conscientização da importância da doação de órgãos. De todo modo, a pesquisa certamente serviu para chamar a atenção da comunidade universitária no tocante a este assunto de grande relevância.

Abaixo, o registro fotográfico da participação dos alunos desse grupo:











































Nenhum comentário: