sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

NABOR ENCERRA VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA NO SERTÃO DO PAJEÚ

Encerrando a 2ª Etapa de 2016 da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no Estado de Pernambuco, atuando no Sertão do Pajeú, e contando com a participação voluntária dos alunos do Curso de Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Profº Arlindo Ferreira dos Santos, da cidade de Sertânia – PE., o técnico em vacinação Severino Siqueira dos Santos - muito conhecido por NABOR – novamente faz a diferença num brilhante trabalho que tem feito em outras oportunidades na vacinação de bovinos. Ele faz parte do quadro de funcionários da ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, lotado agora na ULSAV - Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Tabira.

Como acontece todos os anos, NABOR realiza uma imensa mobilização dos criadores da região, representados pelas associações, sindicatos e conselhos rurais, para vacinarem seus rebanhos bovinos contra a Febre Aftosa.

E nesta 2ª Etapa de 2016, realizada no último mês de Novembro, ele, mais uma vez, renovou a parceria informal com a Escola Técnica Estadual de Sertânia - PE., onde na oportunidade convida, como voluntários, estudantes do curso de Técnico em Agropecuária para atuarem juntamente com ele e com os criadores nos trabalhos de campo. 

A parceria beneficia duplamente as partes envolvidas, quando, de um lado, Nabor e os criadores contam com o envolvimento dos meninos nas atividades e por sua vez os estudantes realizam o trabalho como uma espécie de estágio (aula prática) para enriquecer seus currículos profissionais.

Este trabalho faz parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa em todo território brasileiro, onde Pernambuco já possui a classificação de Estado Livre de Aftosa com vacinação, igualando-se aos demais Estados da Federação, com exceção de Santa Catarina, que é classificado como Área Livre de Aftosa sem vacinação.

Dessa vez, Nabor contou pela primeira vez com a participação voluntária da PEDAGOGA e estudante do curso de Engenharia Civil, GABRIELA SANTOS, da cidade de Monteiro – PB.

Essa iniciativa de Nabor é muito importante na medida em que ele dá uma grande contribuição ao desenvolvimento do ensino da Agropecuária nas Escolas Técnicas Estaduais.

A campanha se realiza em duas etapas: Maio e Novembro. 

Apesar de Pernambuco ter conseguido o status de Área Livre de Febre Aftosa, é necessário continuar protegendo os animais da doença, razão pela qual ainda é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino do Estado.

A Regional de Sertânia da ADAGRO alcançou uma cobertura vacinal na ordem de 96,45% do rebanho existente na região da sua jurisdição, com um montante de 128.712 cabeças de bovinos imunizados contra o vírus da aftosa, onde a participação de NABOR foi de fundamental importância.

Como o dia 15 deste mês de Dezembro de 2016 foi o último dia para o criador fazer a declaração de vacinação do seu rebanho junto à ADAGRO, ainda não se tem o resultado oficial de todo o Estado de Pernambuco. A ADAGRO deverá informar para a imprensa o total de animais vacinados posteriormente.

Após esse período, só se vacina mediante autorização expressa por Médicos Veterinários  e com acompanhamento dos mesmos (conhecida como "vacinação assistida"), mediante pagamento de multas.
Vejamos, agora, o registro fotográfico dos trabalhos de Severino Siqueira dos Santos (NABOR). 






















GABRIELA SANTOS































































































Nenhum comentário: