Numa
recente pesquisa realizada no âmbito do campus da FASP – FACULDADE DO SERTÃO DO
PAJEÚ - DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, pelos alunos do 5º Período do
Curso de Matemática de 2017, a metodologia do corpo docente foi avaliada.
Num
trabalho realizado pela equipe de alunos do professor de Estatística, Luciano
Gomes da Silva, onde se faz pesquisas de opinião sobre temas diversos, em
oficinas de estudo sobre gráficos estatísticos, visando à aplicação dos
conhecimentos da matéria, um dos temas escolhidos por uma das equipes foi “COMO
VOCÊ AVALIA A METODOLOGIA DOS PROFESSORES DA INSTIUIÇÃO?”, os alunos, num
trabalho inverso, resolveram avaliar a metodologia de seus docentes.
Esse
trabalho é importante na medida em que mostra qualidades e falhas na condução
dos trabalhos pedagógicos dos professores da FASP.
A
comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE
AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão
do Pajeú, abrangendo cerca de nove (9) cidades além de outras circunvizinhas do
Estado da Paraíba.
A
metodologia do trabalho consistiu no seguinte:
1.
Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do
tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, composto por 515
alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos
existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta
de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in locu, dos alunos da
faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica
e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos
resultados;
4.
Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos,
expressando os resultados concluídos.
Verificamos
que o trabalho foi exitoso, onde constatamos a maciça participação dos alunos
da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e
envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FASP),
mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional;
A
pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:
1. ÓTIMO: 3,8%
2. BOM: 30,1%
3. REGULAR: 52,2%
4. RUIM: 13,2%
Considerando o atributo
REGULAR como “neutro”, os números mostram que 33,9% dos alunos da FASP avaliam
como POSITIVA a metodologia dos professores; e 13,2% avaliam como NEGATIVA.
Por outro lado, o estrato da
pesquisa por curso, constante nos gráficos, mostra que os professores do curso
de História foram melhor avaliados pelos alunos frente aos professores dos
demais cursos. Em segundo lugar, os professores de Pedagogia tiveram uma
avaliação positiva.
Com base nos números, vale
refletir que se torna necessário uma melhora na qualidade da metodologia
adotada pelos professores para que a eficiência seja alcançada.
Salientamos que os resultados
da pesquisa refletem estatisticamente o pensamento da comunidade acadêmica.
Esse trabalho foi realizado pelo grupo dos
seguintes alunos:
Aline Rayanne
Andressa Jaqueline
Carla Cheila
Fernanda Gomes
José Pedro
Rômulo Lopes
A seguir, as fotos dos trabalhos:
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