domingo, 4 de junho de 2017

Alunos da FASP – Faculdade do Sertão do Pajeú – Afogados da Ingazeira – PE. avaliam a metodologia dos professores.

Numa recente pesquisa realizada no âmbito do campus da FASP – FACULDADE DO SERTÃO DO PAJEÚ - DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, pelos alunos do 5º Período do Curso de Matemática de 2017, a metodologia do corpo docente foi avaliada.
Num trabalho realizado pela equipe de alunos do professor de Estatística, Luciano Gomes da Silva, onde se faz pesquisas de opinião sobre temas diversos, em oficinas de estudo sobre gráficos estatísticos, visando à aplicação dos conhecimentos da matéria, um dos temas escolhidos por uma das equipes foi “COMO VOCÊ AVALIA A METODOLOGIA DOS PROFESSORES DA INSTIUIÇÃO?”, os alunos, num trabalho inverso, resolveram avaliar a metodologia de seus docentes.
Esse trabalho é importante na medida em que mostra qualidades e falhas na condução dos trabalhos pedagógicos dos professores da FASP.
A comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão do Pajeú, abrangendo cerca de nove (9) cidades além de outras circunvizinhas do Estado da Paraíba. 
A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, composto por 515 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in locu, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.
Verificamos que o trabalho foi exitoso, onde constatamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FASP), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional;
 A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:
1. ÓTIMO: 3,8%
2. BOM: 30,1%
3. REGULAR: 52,2%
4. RUIM: 13,2%
Considerando o atributo REGULAR como “neutro”, os números mostram que 33,9% dos alunos da FASP avaliam como POSITIVA a metodologia dos professores; e 13,2% avaliam como NEGATIVA.
Por outro lado, o estrato da pesquisa por curso, constante nos gráficos, mostra que os professores do curso de História foram melhor avaliados pelos alunos frente aos professores dos demais cursos. Em segundo lugar, os professores de Pedagogia tiveram uma avaliação positiva.
Com base nos números, vale refletir que se torna necessário uma melhora na qualidade da metodologia adotada pelos professores para que a eficiência seja alcançada.
Salientamos que os resultados da pesquisa refletem estatisticamente o pensamento da comunidade acadêmica.
 Esse trabalho foi realizado pelo grupo dos seguintes alunos:

Aline Rayanne
Andressa Jaqueline
Carla Cheila
Fernanda Gomes
José Pedro
Rômulo Lopes

 A seguir, as fotos dos trabalhos:

















Nenhum comentário: