domingo, 4 de junho de 2017

“WhatsApp” é a rede social da preferência dos alunos da FASP – Faculdade do Sertão do Pajeú – Afogados da Ingazeira – PE.

Numa recente pesquisa realizada no âmbito do campus da FASP – FACULDADE DO SERTÃO DO PAJEÚ - DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, pelos alunos do 5º Período do Curso de Matemática de 2017, o watsapp é o canal de relacionamento da esmagadora maioria dos alunos da instituição.
Num trabalho realizado pela equipe de alunos do professor de Estatística, Luciano Gomes da Silva, onde se faz pesquisas de opinião sobre temas diversos, em oficinas de estudo sobre gráficos estatísticos, visando à aplicação dos conhecimentos da matéria, um dos temas escolhidos por uma das equipes foi “QUAIS DAS REDES SOCIAIS VOCÊ UTILIZA COM MAIS FREQUÊNCIA?”.
Num mundo globalizado, onde as tecnologias da informação e das comunicações aproximam as pessoas, as redes sociais se comportam como um canal de comunicação, informação e entretenimento, fazendo com que as relações pessoais, num processo de compartilhamento de notícias e de bate-papo on line sejam cada vez mais agilizadas.
A comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão do Pajeú, abrangendo cerca de nove (9) cidades além de outras circunvizinhas do Estado da Paraíba. 
A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, composto por 515 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in locu, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.
Verificamos que o trabalho foi exitoso, onde constatamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FASP), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional;
 A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:
1. What’s App: 70,7%
2. Facebook: 13,2%
3. Instagram: 13,2%
4. Outros: 2,9%
Por outro lado, o estrato da pesquisa por curso, constante nos gráficos, mostra que a maior preferência pelo o whatsapp ficou com os alunos de Pedagogia, com 86,9%, seguido pelos alunos de Matemática, com 73,9% que preferem esse canal de relacionamento.
Com base nos números, vale refletir que essas redes de relacionamento invadiram o cotidiano das pessoas, mostrando novas formas de comunicação.
Salientamos que os resultados da pesquisa refletem estatisticamente o pensamento da comunidade acadêmica.
 Esse trabalho foi realizado pelo grupo dos seguintes alunos:
Alex Soares
Aslane Thaíse
Elaine Panta
Luiz Gonzaga
Maria Cynthia
Maria Laiane

A seguir, as fotos dos trabalhos:























Nenhum comentário: