quinta-feira, 6 de junho de 2013

ALUNOS DA FAFOPAI QUESTIONAM A PRÁTICA DA EUTANÁSIA NO BRASIL E A REPROVAM.

É o que mostra uma recente pesquisa estatística realizada no âmbito do campus da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, pelos alunos do 5º Período do Curso de Matemática.
Num trabalho realizado pela equipe de alunos do professor de Estatística, Luciano Gomes da Silva, onde se faz pesquisas de opinião sobre temas diversos, em oficinas de estudo sobre gráficos estatísticos, visando à aplicação dos conhecimentos da matéria, um dos temas escolhidos por uma das equipes foi  “O QUE OS UNIVERSITÁRIOS PENSAM SOBRE A PRÁTICA DA EUTANÁSIA”, tema bastante polêmico e que faz parte da pauta das grande discussões nacionais.
A comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão do Pajeú, abrangendo cerca de nove (9) cidades além de outras circunvizinhas do Estado da Paraíba. 
A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais de 600 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in locu, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.
Constatamos que o trabalho foi, como outros, bastante exitoso, onde constatamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FAFOPAI), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional.
 A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:
1. A FAVOR DA EUTANÁSIA: 22,2 %
2. CONTRA A PRÁTICA DA EUTANÁSIA: 77,8 %
Como os resultados demonstram, a pesquisa constata que mais da metade dos alunos da instituição ou ainda mais de ¾  (77,8%) REPROVA a prática da EUTANÁSIA.
Conceitualmente, “EUTANÁSIA é uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família”, segundo matéria do site Brasil Escola, 
Como no Brasil, a EUTANÁSIA é considerada homicídio, os alunos foram judicialmente corretos a não compactuar com essa prática que tem causado muita discussão e muitas controvérsias no mundo inteiro.
Apesar de o tema não ter sido ainda discutido no âmbito do universo acadêmico da FAFOPAI, os resultados estatísticos mostram claramente que os alunos têm uma opinião formada, não deixando dúvidas quanto à sua escolha.
Esse assunto merece realmente uma ampla discussão tendo em vista que ele envolve questões de toda natureza, desde a concepção religiosa até a questão da bioética e até o biodireito.
Conrovérsias à parte, o fato é que a posição ficou tomada e com grande margem estatística (quase 78% contra).
A nossa observação é que a formação religiosa e os valores cristãos certamente nortearam os estudantes a formular seu ponto de vista.
Salientamos ainda que os resultados refletem estatisticamente o pensamento da comunidade acadêmica.
 Esse trabalho foi realizado pelo grupo dos seguintes alunos:
Andréia
Fernanda
Henrique
Ricardo
Tiago
A seguir, as fotos dos trabalhos:




Nenhum comentário: