quinta-feira, 6 de junho de 2013

PROFESSORES DA FAFOPAI SÃO BEM AVALIADOS PELA COMUNIDADE ACADÊMICA.

É o que mostra uma recente pesquisa estatística realizada  no âmbito do campus da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, pelos alunos do 5º Período do Curso de Matemática.
Num trabalho realizado pela equipe de alunos do professor de Estatística, Luciano Gomes da Silva, onde se faz pesquisas de opinião sobre temas diversos, em oficinas de estudo sobre gráficos estatísticos, visando à aplicação dos conhecimentos da matéria, um dos temas escolhidos por uma das equipes foi  “COMO VEM SENDO AVALIADO PELOS ALUNOS O TRABALHO DOS PROFESSORES”, tema bastante relevante num país em que se busca, a todo instante, melhorias na educação brasileira. E o tema “avaliação dos docentes” visa, de certa forma, apurar a prática pedagógica dos professores.
A comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão do Pajeú, abrangendo cerca de nove (9) cidades além de outras circunvizinhas do Estado da Paraíba. 
A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais de 600 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in locu, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.
Constatamos que o trabalho foi, como outros, coroado de êxito, onde constatamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FAFOPAI), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional.
 A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:
1. BOM: 51 %
2. ÓTIMO: 5 %
3. REGULAR: 36 %
4. RUIM: 8 %











Como os resultados demonstram, a pesquisa constata que mais da metade dos alunos da instituição (51%) aprova o trabalho dos seus professores.
Se pudéssemos somar as estatísticas, teríamos 51 % de “bom” mais 5 % de “ótimo”, totalizando uma aprovação positiva na casa dos 56%.
E apenas 8% do total dos universitários reprovam seus docentes.
A nossa observação é que, apesar de uma aprovação positiva no geral, é preciso que os professores redobrem os esforços para reverterem os 8% de reprovação a que foram avaliados, primeiro tentando descobrir onde estão as possíveis falhas da prática pedagógica e segundo buscando viabilizar intervenções de melhorias concretas no fazer pedagógico.
Outra observação pertinente é que não só os alunos devem ser avaliados, mas, também os professores devem ser constantemente avaliados por seus discípulos para que os trabalhos possam apresentar a eficácia que tanto se espera da educação brasileira.
Salientamos ainda que os resultados refletem estatisticamente o pensamento da comunidade acadêmica.
 Esse trabalho foi realizado pelo grupo dos seguintes alunos:
Edileuza
Lílian
Aldenice
Verônica
Roberciana


A seguir, as fotos dos trabalhos:




Nenhum comentário: