domingo, 25 de maio de 2014

Comunidade acadêmica da FAFOPAI é "a favor” da redução da maioridade penal para 16 anos no Brasil.


Pela segunda vez, pesquisa feita entre os alunos da FAFOPAI – Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – Pernambuco, aborda a redução da maioridade penal no Brasil. A primeira pesquisa ocorreu há aproximadamente 2 anos. Agora, no último mês de Abril, uma nova pesquisa foi realizada por alunos do 5º Período de Matemática, vivenciando a disciplina Introdução à Estatística, do professor Luciano Gomes da Silva, consultando os acadêmicos da instituição a respeito da sua opinião referente ao tema em questão.
Novamente, os resultados demonstraram que o pensamento acadêmico é a favor da redução da maioridade penal aos 16 anos no Brasil. Um tema bastante polêmico nos diversos estratos sociais do Brasil, mas, que vem ganhando adesão no sentido de se discutir a questão à exaustão.
Os números da primeira pesquisa apontaram uma esmagadora maioria de 95% a favor da redução.
Agora, dois anos depois, os índices caíram um pouco, mas, manteve-se a maioria a favor.
O que podemos deduzir desse trabalho é que a sociedade brasileira, até mesmo nos mais diversos rincões espalhados pelo país está cansada de tanta violência e de tanta impunidade.
Essa pesquisa é de grande importância na medida em que provoca um amplo debate nacional sobre um tema tão instigante e tão polêmico.
O trabalho desses alunos faz parte de uma oficina pedagógica sobre o conteúdo Gráficos Estatísticos, onde os alunos fazem pesquisa de temas diversos entre os pares da comunidade acadêmica e expressam os resultados coletados e contabilizados estatisticamente em gráficos afixados nos murais da instituição.
A metodologia consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que foi trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais de 569 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in locu, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.
Constatamos que o trabalho foi exitoso, onde observamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FAFOPAI), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional;

A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:
1. A favor da redução da maioridade penal aos 16 anos: 85%
2. Contra a redução da maioridade penal aos 16 anos: 15%
Vale salientar que os resultados refletem estatisticamente o pensamento da comunidade acadêmica sobre o tema.
Esse trabalho foi realizado pelo grupo dos seguintes alunos:
1. Natália Lopes B. de Lira
2. Cláudia Jeciane Santos Silva
3. Milena Ferreira de Lima Sales
4. Auriana Nunes de Brito
5. Maria Wellingtânia S. Rocha
6. Allyson Balbino da Silva
7. José Everaldo F. Silva
8. Judite Ferreira

A seguir, as fotos dos trabalhos:














Nenhum comentário: