domingo, 25 de maio de 2014

PESQUISA IDENTIFICA ESTADO CIVIL DOS ALUNOS DA FAFOPAI



É o que mostra uma recente pesquisa estatística realizada  no campus da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, pelos alunos do 5º Período do Curso de Matemática, do 1º Semestre de 2014.


Num trabalho realizado pela equipe de alunos do professor de Estatística, Luciano Gomes da Silva, onde se faz pesquisas de opinião sobre temas diversos, principalmente temas sociais e de comportamento, em oficinas de estudo sobre GRÁFICOS ESTATÍSTICOS, visando à aplicação dos conhecimentos da matéria, um dos temas escolhidos por uma das equipes foi  “Diagnóstico do Estado Civil dos Alunos da FAFOPAI”, tema interessante e ao mesmo tempo engraçado, uma vez que se descobriu a preferência de vida dos entrevistados com relação ao estado civil. Um tema de cunho social, mas, que interessa a uma grande parcela da comunidade.
O grupo escolheu três situações da variável Estado Civil, ALUNOS CASADOS, ALUNOS SOLTEIROS - aqueles que não tem momentaneamente qualquer relacionamento e ALUNOS NAMORANDO - aqueles que se encontram com algum tipo de relacionamento, digamos, um pouco mais amistoso.
Eu considero uma pesquisa interessante porque retrata uma situação no campo da sociologia e do comportamento e medido com elementos estatísticos-matemáticos para expressarem os resultados encontrados.


A comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão do Pajeú, no Estado de Pernambuco, abrangendo cerca de nove (9) cidades além de outras cidades circunvizinhas do Estado da Paraíba.
 

A metodologia do trabalho consistiu nos seguintes pontos
:

1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado neste primeiro semestre de 2014 em 569 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;

2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in loco, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;

3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;

4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos e posteriormente afixados nos murais da instituição.


Mais uma vez, constatamos que o trabalho foi coroado de êxito, onde constatamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FAFOPAI), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional;

 A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:

1. CASADOS - 26%
2. SOLTEIROS - 36%
3. NAMORANDO - 38%

A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 03 de abril de 2014 nos corredores da faculdade, obedecendo-se à amostragem estratificada de 20%, o que consideramos uma amostra bastante representativa.

A equipe contou com os seguintes alunos:
1.Débora Alves Rezende
2. Dionice Adnaely T. de Lima
3. Paulo Pereira I. Silva
4. Renato Paulino de Souza
5. Whesley Santos Araújo

Uma análise simplista dos dados nos mostra que uma maioria dos alunos ainda se mantém solteira, se somarmos os dados de ALUNOS SOLTEIROS E ALUNOS NAMORANDO. Mesmo assim, observamos também que mais de um quarto dos alunos da instituição são casados.
Esses dados podem servir para inúmeras análises por parte de outros profissionais, especificamente os que estuda o comportamento humano. A nossa humilde dedução é que boa parte desses alunos são pais e mães de família que apesar de serem donos de casa, muitos trabalham, cuidam da casa e dos filhos e ainda sonham com uma formação em curso superior, objetivando alcançar o mercado de trabalho no ramo da educação.
Como de praxe, registramos fotograficamente algumas cenas dos trabalhos dos alunos para mostrarmos e atestarmos o envolvimento e a satisfação dos mesmos em executar a tarefa a que se propuseram.





































Nenhum comentário: