terça-feira, 28 de agosto de 2007

Água, recurso renovável, mas escasso



A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) elegeu 2003 o Ano Internacional da Água Doce. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu a água como tema da Campanha da Fraternidade 2004. Por que essa preocupação com a água?

Um recurso indispensável

Sem água não se vive. Por vários motivos. As reações químicas que garantem a vida são possíveis somente quando as substâncias estão dissolvidas na água. A água leva nutrientes para as células e permite que o organismo elimine substâncias tóxicas ou em excesso através da urina.
Finalmente, a água ajuda a regular a temperatura do corpo através do suor.
Mas será que falta água em nosso planeta?

A água no mundo

À primeira vista não, já que cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Mas 97% da água é salgada demais: não serve para beber nem para a agricultura. Como 2% estão no estado sólido (nas geleiras), resta apenas cerca de 1% de água doce.
O pior é que, tanto em termos geográficos como sociais, a água é mal distribuída: 13% da população mundial que vive na África dispõe de apenas 9% da água doce, e a China, com 22% da população mundial, de apenas 6%.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada pessoa precisa de 4 litros de água por dia para manter a saúde. No entanto, apenas cerca de 35% da população mundial conta com abastecimento de água limpa e potável.
Um bilhão e duzentas mil pessoas no mundo não dispõem de água potável e, nos países mais pobres, uma entre cinco crianças morre antes dos cinco anos por causa de doenças relacionadas com o uso da água.
A agricultura consome quase 70% da reserva de água. Como a população continua a crescer, um número cada vez maior de pessoas terá problemas com o abastecimento de água, pressionando também o consumo na agricultura.
Há estimativas de que mais de 2,7 bilhões de pessoas poderão sofrer com a falta de água em 2025 - se o consumo continuar nos níveis atuais. O desmatamento das nascentes, o consumo crescente e intensivo e a poluição pioram ainda mais o quadro. E ainda há o risco de conflitos entre as nações devido à disputa pela água.

A água no Brasil

O Brasil tem cerca de 12% do total de água doce superficial (a água dos rios e lagos) do planeta. E possui também a maior reserva de água subterrânea do mundo, o Aqüífero Guarani, que passa por oito estados brasileiros e pelo Paraguai, Uruguai e Argentina.
Mas, também no Brasil, a distribuição da água não é uniforme. A Região Norte, com 7% da população, dispõe de 68% da água do país, enquanto o Nordeste, com 29% da população, tem 3%. O Sudeste, onde vivem 43% dos brasileiros, conta com 6%.
Nossas reservas de água estão cada vez mais poluídas por resíduos industriais e por esgoto doméstico sem tratamento adequado (apenas cerca de 20% do volume de esgoto lançado nos rios brasileiros passa por algum tipo de tratamento). Além disso, o desmatamento, que substitui a mata nativa pelo asfalto das cidades ou por culturas agrícolas com menor poder de retenção de água, faz com que a água das chuvas escoe muito rapidamente para os rios e deixe de abastecer os lençóis freáticos.
Para piorar a situação, 40% da água distribuída pelas redes de abastecimento escapa por vazamentos ou ligações clandestinas.
A conservação de nossas reservas de água

É fundamental que os governos invistam no saneamento e no abastecimento de água, na construção de cisternas e barragens, na proteção aos mananciais, no controle da poluição e do lixo, na educação sanitária da população, na criação de novas tecnologias e na despoluição dos rios.
Em regiões do mundo em que a água é escassa, retira-se o excesso de sal da água do mar, de modo que ela possa ser usada em casas, na agricultura ou na indústria. Mas esse processo, chamado dessalinização, ainda é caro e envolve gasto de energia. E no caso do uso de combustíveis fósseis, leva também à poluição do ar. Mesmo assim, há usinas de dessalinização em algumas regiões com escassez de água, como no Oriente Médio. O custo do transporte de icebergs pelo oceano também é muito alto.
Já que a água é escassa, é preciso poupá-la, diminuindo o consumo ou tornando-o mais eficiente. Na agricultura, por exemplo, é preciso usar técnicas mais eficientes, como a irrigação por gotejamento.
Em relação ao uso doméstico, é preciso investir em tecnologias que reutilizam a água em residência. No Japão, a água que sai pelo ralo é reaproveitada para abastecer os vasos sanitários e só depois vira esgoto.
Para poupar água, é preciso que a população aprenda a usar esse recurso de forma racional, reduzindo o desperdício. Não deixar, por exemplo, a torneira aberta sem necessidade, ficar no banho somente o tempo necessário e fechar a água quando estiver se ensaboando. Uma pessoa que demora 10 minutos para escovar os dentes e fazer a barba, deixando a torneira aberta, gasta 24 litros de água por dia. Se a torneira for aberta apenas quando necessário, gastará, em média, apenas 2 litros.
É preciso consertar logo os vazamentos, manter a válvula da descarga regulada e evitar o uso da mangueira na limpeza de calçadas, entre outras medidas.
O Dia Mundial da Água é 22 de março. Mas todo dia é dia de economizar esse líquido vital.
(Abril de 2004)

Fontes:
Silveira, I. A geografia da gente: água, meio ambiente e paisagem. São Paulo, Ática, 2003.Tundisi, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Paulo, RiMa/IIE, 2003.Villiers, M. de. Água. Rio de Janeiro, Ediouro, 2002.

Mortes ligadas ao fumo aumentam 41% entre mulheres de SP

O número de mulheres do Estado de São Paulo que morreram em decorrência de câncer de traquéia, brônquios e pulmões --doenças essencialmente ligadas ao fumo-- aumentou 41,3% entre 1996 e 2005, de acordo com pesquisa da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) divulgada nesta terça-feira.
Conforme a pesquisa, o aumento significa dizer que a média de óbitos ocorridos a cada cem mil mulheres subiu de 5,6 para 7,9. Entre a população masculina, o aumento foi de apenas 3,7%, com variação de 15,6 para 16,2 óbitos a cada cem mil.
Consequentemente, a diferença entre as mortes relacionadas ao fumo entre homens e mulheres tem diminuído. Em 1996, essas doenças atingiam três vezes mais homens que mulheres e, agora, apenas 2,1 vezes mais. Em 1996, 3.623 pessoas de São Paulo morreram por doenças ligadas ao fumo. Destes, 27% eram mulheres. Em 2005, foram 4.770 mortes das quais 34% eram mulheres.
Em todo o país, o número de fumantes diminuiu de 30 milhões, em 1989, para 23 milhões, em 2003.
Fonte: Folha On line - 28/08/2007

Sobre os outros

"Desde que somos concebidos até a nossa morte, dependemos dos outros. Por isso é importante compreender como os outros seres sencientes são preciosos e úteis para nós. Quando se toma consciência dessa verdade, nossa atitude negativa em relação a eles começa a mudar."
Dalai Lama - Monge Tibetano

Informática

O que é http e www ?


http - Hyper Text Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertextos). É o protocolo que controla o envio de uma página em HTML e permite o funcionamento da face gráfica da Internet, ou seja, que possibilita a transmissão de textos, imagens, sons e vídeos de maneira simples e rápida.

A '''World Wide Web''' -- "a Web" ou "WWW" para encurtar ("rede de alcance mundial", traduzindo literalmente) é uma rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hipermídia, como vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para ver a informação, pode-se usar um software chamado navegador (browser) para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidor de internet (ou "sites") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir os links na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir links é comumente chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.