sábado, 1 de setembro de 2007

Diet ou light?


Hoje, existem inúmeras opções de produtos diet e light no mercado. Mas qual dos dois é o mais indicado para quem deseja perder (ou mesmo manter) peso, para os diabéticos e para os hipertensos?
Os alimentos diet são indicados para diabéticos e hipertensos e se caracterizam pela eliminação de algum tipo de nutriente contido no alimento original, como por exemplo, carboidrato, açúcar, proteína, sódio ou gordura.
Já os light são caracterizados por uma diminuição das calorias. Prova disso é que para um produto ser considerado light, ele deve apresentar uma diminuição de, no mínimo, 25% do total de calorias da versão normal.
A confusão mais comum é comer um alimento diet pensando que ele contenha menos calorias e não irá provocar ganho de peso. Porém, a eliminação de um ou mais nutrientes que caracteriza o produto diet não significa, necessariamente, diminuição de calorias. Exemplo notório é o chocolate diet, que apesar não de não conter açúcar, apresenta uma quantidade maior de gordura, igualando as calorias com as do produto normal.
Outro erro fácil de ser cometido é abusar dos alimentos light por se tratarem de produtos pouco calóricos. É difícil encontrar algum que apresente uma diminuição de 50% nas calorias. Ou seja, ser light não significa que se pode comer o dobro da versão convencional sem correr o risco de engordar.
Portanto, fique atento ao seu objetivo na hora de escolher alimentos diet e light.


MSN – Corpo & Saúde

Dicas para não sair da dieta



Se você considera a força de vontade e a resistência às tentações as partes mais difíceis de uma dieta, aproveite as dicas do Dieta e Saúde para vencer esta batalha.
1. Atualmente, existe uma grande variedade de produtos light no mercado. Ao sentir vontade de comer um chocolate, por exemplo, substitua por uma barra de cereal de chocolate light. As calorias são reduzidas e a vontade é saciada. Só não abuse na quantidade.

2. Estoque sua geladeira e despensa com alimentos saudáveis e práticos. Assim, ao sentir vontade de beliscar algo entre uma refeição e outra, sua única opção será um alimento gostoso e saudável.

3. Procure variar seu cardápio todo dia. Desde verduras até frutas, dois alimentos fundamentais em uma dieta e que dispõem de uma imensa variedade.

4. Pratos bonitos são mais prazerosos de se comer.

5. Incluir certos ingredientes na salada, como atum, podem torná-la em uma refeição completa. É uma ótima escolha para o jantar.

6. Aumentar a ingestão de água, além de fazer bem à pele e ao intestino, também atenua a fome.

7. As primeiras semanas de dieta são mais difíceis. No entanto, ao perder alguns quilos e notar os primeiros resultados servirão como estímulo para continuar a seguir seu objetivo.

8. Não pule nenhuma refeição, pois você chegará à seguinte com mais fome, tornando-se mais difícil resistir às tentações.

9. Folhas e legumes já higienizados e picados são práticos para quem precisa fazer suas refeições rapidamente, ou ainda, para aqueles que têm preguiça de lavar e preparar.10. Tenha sempre gelatina na geladeira. É refrescante e sacia a vontade de comer doce.
10. Tenha sempre gelatina na geladeira. É refrescante e sacia a vontade de comer doce.
Fonte: MSN - Corpo & Saúde