quarta-feira, 26 de agosto de 2015

ADAGRO-AFOGADOS DA INGAZEIRA REALIZA 1ª ETAPA-2015 DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA



Como acontece todos os anos, o técnico em vacinação Severino Siqueira dos Santos - conhecido em todo Nordeste por NABOR – repete o brilhante trabalho que tem feito em outras oportunidades na vacinação de bovinos no sertão do Pajeú contra a Febre Aftosa. Ele faz parte do quadro de funcionários da ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, lotado na ULSAV - Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Afogados da Ingazeira-PE.

Novamente respaldado pela Coordenação Local de Afogados da Ingazeira, na pessoa do Dr. João Afonso Alves de Sá, NABOR realiza uma imensa  mobilização dos criadores da região, representados pelas associações, sindicatos e conselhos rurais, para vacinarem seus rebanhos bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa.

E nesta 1ª Etapa de 2015, realizada no último mês de Maio, ele, mais uma vez, renovou a parceria informal com a Escola Técnica Estadual Profº Arlindo Ferreira dos Santos, da cidade de Sertânia - PE., que tem sido uma parceira muito importante na campanha, onde na oportunidade convida, como voluntários, estudantes do curso de Técnico em Agropecuária para atuarem juntamente com ele e com os criadores nos trabalhos de campo. A parceria traz um benefício de mão dupla quando, de um lado, Nabor e os criadores contam com o envolvimento dos meninos nas atividades e por sua vez os estudantes realizam o trabalho como uma espécie de estágio (aula prática) para enriquecer seus currículos profissionais.

Este trabalho faz parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa em todo território brasileiro, onde Pernambuco já possui a classificação de Estado Livre de Aftosa com vacinação, igualando-se aos demais Estados da Federação, com exceção de Santa Catarina, que é classificado como Área Livre de Aftosa sem vacinação.
Nesta Etapa, Nabor convidou novamente o estudante do 3º Ano de Técnico em Agropecuária, Antônio Martins dos Santos Neto (O NETO), que é seu filho, e outros colegas da referida Escola Técnica , como exemplo Tamires, Zaíla, Maurício Silva, Júnior, Marquinhos, Gustavo e os demais colegas para a "brincadeira" de vacinar.

Ressaltamos, também, a grande colaboração e efetiva participação da Profª Renata, que não mediu esforços para ajudar a Nabor e aos alunos a executar de forma brilhante essa campanha.

Essa iniciativa de Nabor é muito importante e estratégica na medida em que ele dá uma grande contribuição ao desenvolvimento do ensino da Agropecuária nas Escolas Técnicas Estaduais e Federais de nosso Estado.
Apesar de Pernambuco ter conseguido o status de Área Livre de Febre Aftosa, é necessário continuar protegendo os animais da doença, razão pela qual ainda é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino do Estado.

Cerca de 165 milhões de bovinos e bubalinos – 98,04% da previsão – foram imunizados contra febre aftosa na campanha nacional de vacinação da doença. Foram vacinados 164,7 milhões de animais, de um total previsto de 168 milhões de cabeças, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.    

Em Pernambuco, com um rebanho de quase dois milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, mais precisamente 1.979.708 foram imunizados contra a doença, que representa mais de 90% do rebanho, estando dentro das metas estabelecidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Vejamos, agora, o registro fotográfico dos trabalhos de Severino Siqueira dos Santos (NABOR). 













































Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente matéria,Luciano. Mostra a importância do envolvimento de parceiros realmente comprometidos com o desenvolvimento de Pernambuco.