sábado, 22 de setembro de 2007

EXEMPLO DE MULHER GUERREIRA


Saiba quem é Marina Silva :Mulher, jovem, pequena, magrinha e pobre. A ministra do meio Ambiente do governo de Luiz Inácio Lula da Silva sempre chamou a atenção pelo contraste entre sua personalidade forte e determinada e sua aparência frágil.

A jovem professora Maria Osmarina Silva Souza, a Marina do PT, chamou a atenção nacional ao eleger-se senadora com a maior votação da história do Acre. Eleita aos 38 anos com 42,77% dos votos válidos, Marina Silva foi a senadora mais jovem da história da República.
Marina nasceu na cidade de Breu Velho, no Seringal Bagaço, a 70 quilômetros de Rio Branco. Mais velha de oito irmãos, cortou seringa e plantou roçado para ajudar nas despesas da família. Órfã de mãe aos 15 anos, passou a trabalhar como empregada doméstica. Sonhando tornar-se freira, Marina só aprendeu a ler e escrever no ano seguinte, quando passou a frequentar as aulas do Mobral.
Depois de fazer supletivo do 1º e 2º graus, já grávida da primeira filha, entrou na faculdade de História. Um ano depois, nasceu o segundo filho, Danilo.
Foi na universidade que Marina Silva descobriu o marxismo. Passou a integrar grupos de oposição ao regime militar e frequentar as reuniões do movimento sindical dos professores.
Em 1984, junto com Chico Mendes, Marina fundou a CUT no Acre. No ano seguinte, filiou-se ao PT, e em 86 lançou-se candidata a deputada federal.
Ficou entre os 5 candidatos mais votados, mas o PT não alcançou o quociente eleitoral e ficou sem a vaga para a Câmara.
Nas eleições municipais de 88, Marina foi a vereadora mais votada em Rio Branco. Casada pela segunda vez, teve mais uma filha, Moara, nome indígena que significa "liberdade", dado em homenagem a Luiz Inácio Lula da Silva.
Seu mandato como vereadora foi marcado por polêmicas. Marina começou a devolver o dinheiro das gratificações, auxílio-moradia, e outras mordomias que os demais vereadores recebiam sem questionamento. Entrou com processo na justiça exigindo que todos fizessem o mesmo, mostrou nos jornais e na televisão o valor dos salários pagos aos vereadores, que a maioria da população desconhecia.
Em 1990 candidatou-se a deputada estadual. Obteve novamente a maior votação.
O PT e os partidos coligados elegeram 3 deputados estaduais e conseguiram colocar Jorge Viana, o candidato ao governo, no segundo turno das eleições.
Apesar de ter ficado mais de uma ano afastada da Assembléia por problemas de saúde - uma contaminação por metais pesados - o desempenho da deputada chama a atenção: campeã de projetos, foi escolhida a melhor parlamentar por uma pesquisa da Universidade do Acre.
Só depois do nascimento de sua filha caçula, Mayara, em meados de 1992, Marina pôde iniciar o tratamento contra a contaminação. Em seguida, começou a campanha para o Senado. O reconhecimento veio através de projetos como o de regulamentação do acesso aos recursos da biodiversidade, e outros, sempre ligados ao meio-ambiente e à cidadania.
Prêmio
Marina Silva foi a vencedora do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, na categoria "Liderança Individual", por suas atividades em defesa da Amazônia ao longo dos anos.

Nenhum comentário: