terça-feira, 8 de maio de 2012


FACEBOOK PREVALECE NA PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DA FAFOPAI

Como acontece todos os anos, o professor Luciano Gomes da Silva, do Departamento de Matemática da FAFOPAI - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, lecionando a disciplina Estatística, realiza com seus alunos um trabalho de prática pedagógica visando aplicar os conhecimentos vivenciados na disciplina, mais especificamente no estudo de Gráficos Estatísticos onde realiza a pesquisa de campo no próprio campus da faculdade. E neste ano, dentre outros temas, o grupo de trabalho quis saber qual a preferência dos universitários pelas redes sociais na internet.
A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:

1. Determinação da amostra a ser trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;

2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista dos alunos da FAFOPAI;

3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados da entrevista – trabalho feito pelos alunos do 5º Período de Matemática;

4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.

O resultado do trabalho foi o seguinte:

FACEBOOK: 48%
MSN: 23%
ORKUT: 12%
TWITTER: 5%
NÃO UTILIZAM: 14%

O trabalho foi bastante interessante, pois, revelou o perfil dos universitários da FAFOPAI quanto à familiaridade com as redes sociais. Um fato curioso mostra que o velho e conhecido ORKUT começa a entrar em desuso pela comunidade acadêmica, com apenas 12% das intenções.
O MSN, site de bate-papo ainda representa quase um ¼ quarto da preferência. E o novo twitter, com apenas 5% da preferência, começa a despontar como novo canal de relacionamento.

Abaixo, as fotos do trabalho:






























































Nenhum comentário: