terça-feira, 8 de maio de 2012

MEIOS DE COMUNICAÇÃO MAIS USADOS PELA COMUNIDADE ACADÊMICA DA FAFOPAI

O CELULAR É O MEIO DE COMUNICAÇÃO MAIS USADO PELOS ALUNOS DA FAFOPAI
Como acontece todos os anos, o professor Luciano Gomes da Silva, do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, lecionando a disciplina Estatística, realiza com seus alunos um trabalho de prática pedagógica, visando aplicar os conhecimentos vivenciados na disciplina, mais especificamente no estudo de Gráficos Estatísticos onde realiza a pesquisa de campo no próprio campus da faculdade. E neste ano, dentre outros temas, o grupo de trabalho quis saber qual o meio de comunicação mais utilizado pelos alunos da instituição.
A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista dos alunos da FAFOPAI;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados da entrevista – trabalho feito pelos alunos do 5º Período de Matemática;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.
O resultado do trabalho foi o seguinte:
Celular: 37%
Internet: 28%
Rádio: 13%
Televisão: 12%
Jornal: 10%
Equipe de trabalho:
Alexandre Alves, Diassis Sousa, Ivonaldo Tobias, Kelly Sonara, Maricélia Soares, Patrícia Tavares, Valdério Carlos
O trabalho foi bastante interessante, pois, revelou o perfil dos universitários da FAFOPAI quanto ao uso dos diversos meios de comunicação.
A tendência mostrou que o telefone celular se impõe como o mecanismo de comunicação mais apreciado pelos estudantes, como era de se esperar, com uma marca de 37 pontos percentuais.
A internet começa a se estabelecer como o meio moderno de comunicação, com a marca de 28%. No entanto, fato curioso mostra que os acadêmicos não preservaram ou não mais mantêm o hábito da leitura impressa, com a utilização de jornais, como mostram os 10% da pesquisa.
Supõe-se que isso venha provocar um debate no tocante à necessidade de se preservar a leitura impressa feita em jornais tendo em vista tratar-se de importante meio de aperfeiçoamento da leitura, embora saibamos que a internet já dispõe de diversos jornais expostos de forma virtual para o leitor fazer uso.
De todo modo, a pesquisa tenta mostrar que a modernização da indústria de aparelhos celulares vem contribuir para que esse aparelhinho se firme como o novo meio de comunicação da atualidade.
Abaixo, as fotos do trabalho:





















































Nenhum comentário: