domingo, 25 de maio de 2014

ALUNOS DA FAFOPAI REPROVAM MÚSICAS DE DUPLO SENTIDO OU PEJORATIVO





Em recente pesquisa, realizada no último mês de Abril, os alunos da FAFOPAI – Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – Afogados da Ingazeira-PE. descobriram que músicas de duplo sentido ou pejorativo, tocadas nas rádios brasileiras, influenciam na educação da juventude.
O trabalho consta de uma agenda de oficinas pedagógicas realizadas por alunos do 5º Período de Matemática, do Professor Luciano Gomes da Silva, através da Disciplina Introdução à Estatística, em que o universo objeto da pesquisa é exatamente o conjunto dos alunos da instituição, espalhados nos quatro cursos de Licenciatura – Matemática, Letras, Pedagogia e História.
A metodologia consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que foi trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais de 569 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in loco, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.
Os resultados encontrados foram os seguintes:
1. Alunos que acham que músicas de duplo sentido ou pejorativo influenciam na educação da juventude: 82,9%
2. Alunos que “não” acham que as músicas de duplo sentido ou pejorativo influenciam na educação da juventude: 17,1%
A nossa observação é que uma esmagadora maioria dos universitários da FAFOPAI reprova as péssimas músicas tocadas nas mídias brasileiras, especificamente as músicas de sentido pejorativo, que agridem a moral e os bons costumes dos cidadãos, influenciando a formação dos jovens.
Se pudéssemos extrapolar esses percentuais estatísticos ao conjunto de brasileiros, chegaríamos a algo em torno de mais de 166 milhões que reprovam esse tipo de produto.
No entanto, o que se coloca em discussão é: Como avaliar ou entender o tamanho sucesso fonográfico de alguns desses artistas que gravam esse tipo de músicas? À primeira vista, o que se observa é um antagonismo inexplicável.
Observação importante: A escolha dos temas fica a critério dos alunos, apenas com sugestões do professor para que se escolha temas sociais e de comportamento, tomando-se como princípio, o respeito e o anonimato das respostas dos entrevistados.
Componentes do grupo:
1. Júlio César
2. Wilson Rafael
3. João Paulo
4. José Fernando
5. Wellington Fábio
6. Silvano Bezerra
7. Antônio de Pádua

A seguir, o registro fotográfico dos trabalhos do grupo:









 

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