Em recente
pesquisa, realizada no último mês de Abril, os alunos da FAFOPAI – Faculdade de
Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – Afogados da Ingazeira-PE.
descobriram que músicas de duplo sentido ou pejorativo, tocadas nas rádios brasileiras,
influenciam na educação da juventude.
O trabalho
consta de uma agenda de oficinas pedagógicas realizadas por alunos do 5º
Período de Matemática, do Professor Luciano Gomes da Silva, através da Disciplina
Introdução à Estatística, em que o universo objeto da pesquisa é exatamente o
conjunto dos alunos da instituição, espalhados nos quatro cursos de
Licenciatura – Matemática, Letras, Pedagogia e História.
A metodologia
consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que
foi trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de
20% do universo de alunos, estimado em mais de 569 alunos, calculando-se esse
percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática,
Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho
intenso que consistiu na entrevista, in loco, dos alunos da faculdade,
perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos
Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4.
Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos,
expressando os resultados concluídos.
Os resultados
encontrados foram os seguintes:
1. Alunos que
acham que músicas de duplo sentido ou pejorativo influenciam na educação da
juventude: 82,9%
2. Alunos que
“não” acham que as músicas de duplo sentido ou pejorativo influenciam na
educação da juventude: 17,1%
A nossa
observação é que uma esmagadora maioria dos universitários da FAFOPAI reprova
as péssimas músicas tocadas nas mídias brasileiras, especificamente as músicas
de sentido pejorativo, que agridem a moral e os bons costumes dos cidadãos,
influenciando a formação dos jovens.
Se
pudéssemos extrapolar esses percentuais estatísticos ao conjunto de
brasileiros, chegaríamos a algo em torno de mais de 166 milhões que reprovam
esse tipo de produto.
No entanto, o
que se coloca em discussão é: Como avaliar ou entender o tamanho sucesso
fonográfico de alguns desses artistas que gravam esse tipo de músicas? À primeira
vista, o que se observa é um antagonismo inexplicável.
Observação importante: A
escolha dos temas fica a critério dos alunos, apenas com sugestões do professor
para que se escolha temas sociais e de comportamento, tomando-se como
princípio, o respeito e o anonimato das respostas dos entrevistados.
Componentes
do grupo:
1. Júlio César
2. Wilson Rafael
3. João Paulo
4. José Fernando
5. Wellington Fábio
6. Silvano Bezerra
7. Antônio de Pádua
A seguir, o registro fotográfico dos trabalhos do grupo:
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