domingo, 25 de maio de 2014

Sistema de Cotas para ingresso nas Universidades tem aprovação dos estudantes da FAFOPAI




O tão falado e discutido Sistema de Cotas para ingresso na Universidade Pública Brasileira foi tema de uma pequena pesquisa realizada na comunidade acadêmica da FAFOPAI – Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, na cidade de mesmo nome, no Estado de Pernambuco.

A lei federal nº 12.711/2012 garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permancem para ampla permanência. (Fonte: Portal MEC).

A pesquisa foi realizada no campus da instituição pelos alunos do 5º Período de Matemática, do professor Luciano Gomes da Silva, vivenciando a disciplina Introdução à Estatística, por ocasião de uma oficina pedagógica sobre “Gráficos Estatísticos”.
O trabalho é feito obedecendo a critérios de pesquisa de campo, onde o universo foi todo o corpo discente dos quatro cursos de Licenciatura existentes – Matemática, Letras, Pedagogia e História.
A metodologia consiste em quatro etapas, a saber:
1. Determinação da amostra que foi trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais de 569 alunos, calculando-se esse percentual em cada período (1º, 3º, 5º e 7º) dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in locu, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos e afixados nos murais da instituição.

Os resultados foram os seguintes:
1. Alunos que concordam com o Sistema de Cotas para ingresso nas universidades: 78%
2. Alunos que não concordam com o Sistema de Cotas para ingresso nas universidades: 22%

Ainda, dentro do universo dos que concordam com o Sistema, destacamos:
  • Cota racial - 20%
  • Cota social - 44%
  • Cota para deficientes - 36% (Embora não consta na lei de cotas), esse é o índice que os estudantes gostariam que fosse contemplado.
O que a Lei menciona é cota para estudantes que se autodeclaram negros, pardos e indígenas e cota para estudantes oriundos da escola pública.
A nossa reflexão é a de que os estudantes da FAFOPAI pesquisados compreenderam o avanço que a Lei de Cotas apresenta , apesnar de que ela (a Lei) não se aplica às autarquias municipais, que é o caso da FAFOPAI.
É importante que se faça um esforço para que possamos diminuir a interpretação errônea que muitos fazem da lei, muito observado no nosso país.

Observação importante: A escolha dos temas fica a critério dos alunos, apenas com sugestões do professor para que se escolha temas sociais e de comportamento, tomando-se como princípio, o respeito e o anonimato das respostas dos entrevistados.
Componentes do Grupo de Trabalho:
1. Andresa Yane
2. Djanete Alves
3. Franciele Ferreira
4. José George
5. Luciedna Emanuella
6. Taiza Siqueira

A seguir, o registro fotográfico dos trabalhos do grupo:








 




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