O tão falado e discutido Sistema
de Cotas para ingresso na Universidade Pública Brasileira foi tema de uma pequena pesquisa
realizada na comunidade acadêmica da FAFOPAI – Faculdade de Formação de
Professores de Afogados da Ingazeira, na cidade de mesmo nome, no Estado de
Pernambuco.
A lei federal nº
12.711/2012 garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno
nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação,
ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio
público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os
demais 50% das vagas permancem para ampla permanência. (Fonte: Portal
MEC).
A pesquisa foi
realizada no campus da instituição pelos alunos do 5º Período de Matemática, do
professor Luciano Gomes da Silva, vivenciando a disciplina Introdução à
Estatística, por ocasião de uma oficina pedagógica sobre “Gráficos Estatísticos”.
O trabalho é
feito obedecendo a critérios de pesquisa de campo, onde o universo foi todo o
corpo discente dos quatro cursos de Licenciatura existentes – Matemática, Letras,
Pedagogia e História.
A metodologia
consiste em quatro etapas, a saber:
1. Determinação da amostra que foi trabalhada
– utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do
universo de alunos, estimado em mais de 569 alunos, calculando-se esse
percentual em cada período (1º, 3º, 5º e 7º) dos quatro cursos existentes –
Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que
consistiu na entrevista, in locu, dos alunos da faculdade, perguntando-se a
opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados –
trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em
confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados
concluídos e afixados nos murais da instituição.
Os resultados foram os seguintes:
1. Alunos que concordam com o Sistema de Cotas para ingresso nas universidades: 78%
2. Alunos que não concordam com o Sistema de Cotas para ingresso nas universidades: 22%
Ainda, dentro do universo dos que concordam com o Sistema, destacamos:
- Cota racial - 20%
- Cota social - 44%
- Cota para deficientes - 36% (Embora não consta na lei de cotas), esse é o índice que os estudantes gostariam que fosse contemplado.
O que a Lei menciona é cota para estudantes que se autodeclaram negros, pardos e indígenas e cota para estudantes oriundos da escola pública.
A nossa reflexão é a de que os estudantes da FAFOPAI pesquisados compreenderam o avanço que a Lei de Cotas apresenta , apesnar de que ela (a Lei) não se aplica às autarquias municipais, que é o caso da FAFOPAI.
É importante que se faça um esforço para que possamos diminuir a interpretação errônea que muitos fazem da lei, muito observado no nosso país.
Observação
importante: A escolha dos temas fica a critério dos alunos, apenas com
sugestões do professor para que se escolha temas sociais e de comportamento,
tomando-se como princípio, o respeito e o anonimato das respostas dos
entrevistados.
Componentes
do Grupo de Trabalho:
1. Andresa Yane
2. Djanete Alves
3. Franciele Ferreira
4. José George
5. Luciedna Emanuella
6. Taiza Siqueira
A seguir, o registro fotográfico dos trabalhos do grupo:
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