quinta-feira, 9 de junho de 2016

PESQUISA IDENTIFICA GRAU DE ESCOLARIDADE DOS PAIS DOS ALUNOS DA FAFOPAI

Alunos do 5º Período de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, em recente trabalho da disciplina de Introdução à Estatística, ministrada pelo professor Luciano Gomes da Silva, pesquisaram o grau de escolaridade dos pais dos seus pares.
Todo período escolar quando o professor trabalha com o 5º Período, são feitas pesquisas de opinião, aplicadas pelos alunos,  sobre diversos temas, em oficinas de estudo sobre Gráficos Estatísticos, visando à aplicação dos conhecimentos da matéria.
Um dos temas, escolhido por uma das equipes do professor foi “ESCOLARIDADE DOS PAIS DOS ALUNOS DA FAFOPAI”. 

A comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão pernambucano do Pajeú, abrangendo cerca de dez (10) cidades além de outras cidades do vizinho do Estado da Paraíba. 
A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:
1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais quase 600 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;
2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in loco, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;
4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.


Observamos que o trabalho foi bastante exitoso, onde constatamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FAFOPAI), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional.

A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:
  • Entre os considerados analfabetos, o índice dos pais supera substancialmente o índice das mães - 15,6% para os pais e 2,7% para as mães;
  • Entre os que cursaram apenas o Ensino Fundamental I, os percentuais se aproximaram, com uma pequena superação dos pais - 50,5% para os pais e 43,1% para as mães;
  • Já os pais que cursaram o Ensino Fundamental II, os resultados foram os seguintes: pais - 19,3% e mães - 22%;
  • Com a conclusão do Ensino Médio, os índices foram os seguintes: pais - 11,9% e mães - 20,3%;
  • Com formação Superior (Graduação) os resultados foram os seguintes: pais - 2,7% e mães - 11,9%.
Como esses resultados estatísticos demonstram, percebe-se que as mães dos alunos da FAFOPAI possuem uma superioridade em relação aos pais quanto ao grau de instrução.

Isso pode eventualmente ser atribuído às condições socioeconômicas das famílias, uma vez que os pais precisaram dedicar-se ao trabalho para prover o sustento da família, proporcionando às mães concluírem os estudos completamente. 

Salientamos que esses resultados refletem estatisticamente a resposta dos acadêmicos da instituição em estudo.

Equipe dos alunos desse grupo:

1. Alan Galdino
2. Cícero Rafael
3. Maria Juliana
4. Paloma Tayla
5. Rosynete Parnaíba

Abaixo, vejamos o gráfico estatístico elucidando os resultados, bem como o registro fotográfico do envolvimento dos alunos ao trabalho.




















































































Nenhum comentário: