segunda-feira, 13 de junho de 2016

DIAGNÓSTICO DA ORIGEM DOS UNIVERSITÁRIOS DA FAFOPAI

35% dos universitários da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira residem na mesma cidade seda da instituição. É o que revela uma pesquisa realizada por alunos do 5º Período de Matemática, num trabalho realizado em oficina da disciplina Introdução à Estatística, ministrada pelo professor Luciano Gomes da Silva.

Este trabalho faz parte da agenda de aulas práticas da disciplina, onde o professor mobiliza os alunos para realizarem pesquisa junto à comunidade acadêmica da faculdade, utilizando os fundamentos da disciplina. 

A escolha do tema é de autoria dos próprios alunos, onde eles pesquisam temas de contextos variados junto aos seus pares. 
O tema dessa pesquisa foi identificar a origem (domicílio) dos estudantes.

Os dados estatísticos foram obtidos através de uma pesquisa de amostragem quantitativa do tipo estratificada, coletando-se 20% do total de estudantes da faculdade. O tema foi: " A origem dos alunos da FAFOPAI"-2016".

A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:

1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais quase 600 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;

2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in loco, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;
3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;


4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.

Observamos que o trabalho teve um sentido pedagógico, onde constatamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FAFOPAI), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional.

A pesquisa estatística mostrou os seguintes resultados:

  • 35% dos universitários são de Afogados da Ingazeira;
  • 15,6% são de Carnaíba;
  • 12% de Solidão;
  • 10% de São José do Egito;
  • 8,3% de Tabira;
  • 7,4% de Ingazeira;
  • 4,8% de Iguaracy;
  • 3,8% de Quixaba;
  • 1,8% de Água Branca e
  • 1,8% de Santa Terezinha.

Como era esperado, o maior percentual é de estudantes residentes em Afogados da Ingazeira, por ser a sede da faculdade.  No entanto, é importante observar que municípios de menor porte como Carnaíba e Solidão apresentaram um percentual maior que o município de São José do Egito, município teoricamente com uma dimensão maior.

Esses dados certamente demonstram uma boa aceitabilidade da faculdade para estudantes oriundos de municípios carentes de riquezas, mas, que valorizam a educação como meio de emancipação profissional.

Abaixo, o gráfico estatístico da pesquisa, bem como o registro fotográfico da participação dos alunos nas oficinas.


































Nenhum comentário: