terça-feira, 14 de junho de 2016

SEXO ANTES DO CASAMENTO: CONTRA OU A FAVOR? ESTUDANTES DA FAFOPAI OPINAM.

Abordar o sexo antes do casamento ainda é um tabu para universitários da FAFOPAI - Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira. É o que aponta uma recente pesquisa realizada no meio acadêmico desta referida instituição de ensino superior cravada no sertão de Pernambuco - Nordeste brasileiro.

Alunos do 5º Período de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira, em recente oficina da disciplina de Introdução à Estatística, ministrada pelo professor Luciano Gomes da Silva, pesquisaram sobre a opinião dos estudantes quanto à prática do sexo antes do casamento.

Todo período escolar quando o professor trabalha com o 5º Período, são feitas pesquisas de opinião, aplicadas pelos alunos,  sobre diversos temas, em oficinas de estudo sobre Gráficos Estatísticos, visando à aplicação dos conhecimentos da matéria.
Um dos temas, escolhido por uma das equipes do professor foi este:  “VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA A PRÁTICA DO SEXO ANTES DO CASAMENTO?”. 

A comunidade acadêmica da FAFOPAI – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PERNAMBUCO, é composta por alunos da região do Sertão pernambucano do Pajeú, abrangendo cerca de dez (10) cidades além de outras cidades do vizinho do Estado da Paraíba. 

A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:

1. Determinação da amostra que seria trabalhada – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, estimado em mais quase 600 alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;

2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista, in loco, dos alunos da faculdade, perguntando-se a opinião dos mesmos sobre o tema;

3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados;

4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.

Com base nos dados da pesquisa, observamos que mais da metade dos alunos - cerca de 64% - se recusam a falar sobre o tema. Os alunos do curso de Letras apresentaram um maio índice estatístico no item omissão, cerca de 74,7%. Por outro lado, os alunos de História apresentam-se mais solícitos em opinar sobre a pesquisa.

Ainda com base nos dados da pesquisa, os futuros historiadores apresentaram um índice maior de aceitação do "sexo antes do casamento" sobre os alunos dos demais cursos - 33,3% são a favor.

O que a pesquisa parece demonstrar é que o fato de ser alunos de cidades pacatas do interior do Nordeste, esse tema ainda padece de um certo conservadorismo, típico de populações interioranas, onde as pessoas ainda preservam o sexo para depois do casamento.

De todo modo, verificamos que o trabalho foi bastante interessante, onde constatamos a maciça participação dos alunos da instituição de ensino superior – universo objeto da pesquisa – e o empenho e envolvimento dos alunos do grupo de trabalho (5º Período de Matemática da FAFOPAI), mostrando um trabalho sério, científico e muito profissional.

A pesquisa foi realizada pelas alunas Fabiana Pereira Leite e Bianca Cristina Vieira do Nascimento Martins.

Abaixo, o registro fotográfico da participação das alunas:










Nenhum comentário: