terça-feira, 8 de maio de 2012


OPERADORA DE CELULAR "TIM" É A PREFERIDA DOS UNIVERSITÁRIOS DA FAFOPAI


Como acontece todos os anos, o professor do Departamento de Matemática - Luciano Gomes da Silva - lecionando a disciplina Estatística, realiza com seus alunos um trabalho de prática pedagógica, visando aplicar os conhecimentos vivenciados na disciplina, mais especificamente no estudo de Gráficos Estatísticos onde realiza a pesquisa de campo no próprio campus da faculdade. E neste ano, dentre outros temas, o grupo de trabalho quis saber qual a preferência dos universitários pelas operadoras de telefone móvel celular.
A metodologia do trabalho consistiu no seguinte:

1. Determinação da amostra – utilizou-se uma amostragem do tipo estratificada, com tamanho de 20% do universo de alunos, calculando-se esse percentual em cada período dos quatro cursos existentes – Letras, Matemática, Pedagogia e História;

2. Coleta de dados – trabalho intenso que consistiu na entrevista dos alunos da FAFOPAI;

3. Crítica e Interpretação dos Dados – trabalho bastante minucioso de contabilização dos resultados da entrevista – trabalho feito pelos alunos do 5º Período de Matemática;

4. Exposição do Trabalho – consiste em confecção de cartazes com gráficos estatísticos, expressando os resultados concluídos.

O resultado final do trabalho foi o seguinte:

TIM: 51,1%
VIVO: 7,3%
CLARO: 19,7%
Oi: 21,9%

Equipe: Claudivânia, Marcileide, Luciana, Mário Sérgio, Núbia e Rosângela.

O trabalho foi muito interessante e bastante curioso, pois, apesar do péssimo serviço prestado pela operadora de telefonia móvel TIM, a pesquisa científica realizada pelos alunos do professor Luciano Gomes revelou que a preferência dos universitários da FAFOPAI por esta empresa prevaleceu sobre as outras existentes, apresentando mais da metade da comunidade acadêmica utilizando seus serviços.
As operadoras Claro e Oi permaneceram numa mesma margem de concorrência, oscilando em torno de 20% da preferência. 
A Vivo, novata no mercado da região do pajeú já desponta com mais de 7% da preferência dos universitários, numa demonstração de que a concorrência faz bem para esclarecer a escolha do consumidor.

Abaixo o registro fotográfico:
 










































Um comentário:

juliana disse...

É bom deixar claro que a tim só se destacou como sendo a mais usada pelos alunos da fafopai, porque muitos dos alunos (assim como eu)são condicionados a utilizarem essa operadora, pois na cidade eu que mora não tem nenhuma outra operadora como concorrente.